Especial Machado de Assis: ''Os óculos de Pedro Antão'' Amanhã dia 29 de Dezembro

"OS ÓCULOS DE PEDRO ANTÃO". 1874
Na Rede Record, segunda no dia 29/12.

Logo após a novela Chamas da Vida, Adaptação para televisão de um conto de Machado de Assis, Os óculos de Pedro Antão é um especial de fim de ano que será exibido na Rede Record, em homenagem ao centenário da morte do maior escritor brasileiro de todos os tempos.

O especial revela uma faceta deconhecida do autor, um thriller de mistério e suspense com direção de Adolfo Rosenthal. A produção é da Contém Conteúdo e tem a produção executiva de Aguinaldo de Fiori Filho. Estão no elenco: Michel Bercovitch, Bruno Mello e Karen Marinh. Os atores Luiza Tomé e Roberto Pirillo fazem participações especiais.

Os óculos de Pedro Antão narra a história de dois amigos que vão visitar a casa de Antão, o falecido tio de um deles, que deixa sua casa como herança ao seu sobrinho. Ele só estipula uma coisa: o herdeiro só pode entrar na sua casa dez meses após a data do seu falecimento. Passa-se esse tempo e seu sobrinho e seu amigo finalmente vão conhecer a casa.

A partir daí, a história se desenvolve com ritmo e estilo de um filme policial, no qual os objetos da casa revelam tudo sobre o temperamento do morto. A narração equilibra toques de histórias de fantasma com novelas de detetive, mas também tem uma boa dose de humor.

SINOPSE :PEDRO recebe uma carta do seu amigo, MENDONÇA solicitando sua companhia para uma missão, no mínimo, curiosa: acompanhá-lo para abrir a casa que recebera de herança de seu tio ANTÃO, falecido dez meses antes. A demora era solicitação do falecido em testamento. Mendonça devia esperar o tempo estipulado antes que tivesse acesso às chaves. O amigo afirma que não é por medo que convida Pedro, mas pelo gosto que sabe que tem por situações misteriosas.

À meia noite, os dois amigos chegam no casarão de aspecto lúgubre. Entram pelos cômodos e o medo do sobrinho vai sendo dissolvido à medida que Pedro, munindo-se dos elementos que vão encontrando no caminho, vai criando a história por trás das mortes misteriosas do tio Antão e de seu CRIADO. Obras de arte, manuscritos hebraicos, um óculos de aro de ouro, com lentes azuladas que está no chão do corredor, uma escada de seda, uma escrivaninha trancada. Indícios que Pedro vai juntando e compondo tal qual um detetive, a história do final da vida de Antão. Aos poucos ele revela sua conclusão: um romance proibido com uma vizinha e um final trágico.

CECÍLIA seria seu nome, uma bela e jovem de pele pálida como o linho dos lençóis. Antão se apaixonou perdidamente por ela, mas a moça teria casamento arranjado pelo pai, o barão ALBUQUERQUE, um senhor muito severo casado com DONA CAMILA, uma mulher controladora. Antão não responde mais as cartas de Cecília e por ser um amor proibido, prefere o afastamento e a reclusão. Ela então, no auge da paixão, decide visitá-lo em sua casa, disfarçada. O susto de Antão não é menor que a desaprovação de sua visita. Mas deixando-se levar pelos seus encantos, promete atender ao seu pedido: conversar com ela pela janela do seu quarto que dá acesso ao telhado de sua casa.

Mendonça, ao ouvir a descrição das cenas, fica intrigado pela riqueza de detalhes e pergunta a Pedro onde estão os sinais deste crime? Ele responde que trata-se de um crime lógico, porque o criado morrera na véspera do tio. Empolgado, Pedro continua seu relato. Na mesma noite do enterro do criado, Antão segue pelo telhado, ao encontro de Cecília que o espera na janela. Ele joga a escada de seda e ela lança suas trouxas para baixo. No momento em que começa a descer ouve-se um grito: Miserável! Cecília volta para o quarto e Antão depara-se com o pai de Cecília com uma arma apontada para ele. Era seu fim! Mas naquele exato momento, surge um vulto por trás do pai que arranca sua arma e o obriga a fugir. Surpreso e agradecido, Antão pede para que vulto o acompanhe até o sótão. Eles entram, mas não consegue identificá-lo porque o desconhecido usava um capuz. Antão pergunta quem ele era e como se encontrava ali. O vulto responde: Eu sei tudo. Antão acende um candelabro para identificar o rosto e quando se aproxima, descobre horrorizado que se trata do seu criado, o defunto vivo!Desesperado, Antão corre pelo sótão para fugir daquela visão macabra e ao descer pelas escadas, tropeça no degrau e rola até chão, caindo morto.

Pedro, amarra essas hipóteses com tal veracidade que o próprio sobrinho começa a acreditar na história. Já madrugada alta, lhes restam apenas a escrivaninha trancada a chave, que não conseguem abrir. A essa altura, o tal móvel é a esperança de Pedro de comprovar sua história e os homens decidem voltar à casa na manhã seguinte com alguém competente para abri-lo. Qual não é a surpresa ao abrirem a tal escrivaninha!

PEDRO: MICHEL BERCOVITCHÉ
o "investigador" da história por trás da morte do misterioso Tio Antão. Pedro é convidado por seu amigo Mendonça a conhecer a casa que ele herdou do tio e elabora as suposições a partir dos "indícios" encontrados na casa.

MENDONÇA: BRUNO MELLO
Sobrinho de Antão. Recebe a casa de herança após 10 meses da morte do tio, segundo exigência do próprio. Convida seu amigo Pedro para conhecer junto com ele a casa que herdou.Tio de Mendonça. Morreu e deixou sua casa como herança ao sobrinho. Vivia recluso, sozinho em casa com seu criado. Se apaixona por Cecília, segundo a tese de Pedro.

CECÍLIA: KAREN MARINHOÉ
vizinha de Antão e seu amor proibido. Filha de nobres e muito mais jovem do que ele, ela irá lutar por seu amor contra a vontade do pai, o Barão de Albuquerque.

BARÃO DE ALBUQUERQUE: ROBERTO PIRILLO
Pai de Cecília. Homem severo, mantém a filha reclusa porque quer que ela se case com um nobre para que sua estirpe seja mantida.

D. CAMILA, A BARONESA: LUIZA TOMÉ
Mãe de Cecília. Sente-se culpada por não ter dado um filho varão ao seu marido , o BARÃO, e por isso vigia a filha CECÍLIA para que ela se case virgem com um homem de sangue azul.

TIA MÔNICA:
Ana CristinaAma e confidente de Cecília.

O CRIADO: CÉSAR MAYKO
É o único que mora com Antão. Vive bem com o patrão, mas acaba assassinado por ele, por ser testemunha de seu romance com Cecília. Volta dos mortos e ajuda Antão a fugir da ira do Barão, mas acaba sendo responsável pela morte de Antão, segundo as teorias de Pedro.

Imagem: Rede Record / Fonte: Rede Record