Hoje no ''Câmera Record'' volta ao Xingu


Após o sucesso de audiência da semana passada, o Câmera Record desta sexta-feira (09/01) mostra a segunda parte da visita a das tribos mais primitivas do País. Você vai mergulhar em novas histórias, novos costumes, novos rituais, novas paisagens e novas curiosidades impressionantes. Tudo inédito!
Há uma semana, o Câmera Record entrou na Aldeia Kamaiurá, no Xingu, e viu de perto como vive um povo guerreiro que luta para manter as tradições indígenas. Conhecemos rituais dolorosos, rituais secretos e fomos a primeira equipe de televisão a ter acesso às ervas medicinais do cacique.
As festas, os cantos. A dança das mulheres, a dança da Taquara, a dança do Papaguaio.As tradições. Quando um bebê nasce, o pai deve ficar na oca ao lado da mãe até o umbigo dela cair. Ele fica sozinho na rede, sem se mexer e sem comer e beber nada.
Enquanto isso, as meninas que menstruam pela primeira vez estão reclusas nas ocas. Não podem sair. Por mais de dois anos, elas são proibidas de receber visitas e de cortar os cabelos.Mas a vida também não é fácil para os meninos. Eles tb vivem reclusos, principalmente o que se preparam par alcançar o posto maior, o de cacique.
O combate huka huka incendeia a tribo. Um tipo de arena é montada e os índios partem para a briga. Nessa luta, é preciso força e técnica. O objetivo final é jogar o adversário de costas contra o solo. Um treino para enfrentar os inimigos que ameaçam a tribo!
As pinturas corporais. Com muita habilidade, as índias fazem verdadeiras obras com a tinta extraída do jenipapo. Os desenhos lembram animais... traços perfeitos. Outra habilidade é a artesanal. No costume kamaiurá, os acessórios são indispensáveis.
Os kamaiurás acreditam que todas as doenças podem ser retiradas do corpo através do sangue. Por causa disso, homens e mulheres raspam a pele com dentes de peixe. Por meio de arranhões profundos, o mal é extraído. Como remédio, eles usam o suco da mandioca brava.
A educação. O professor Kanapu nos mostra que, na aldeia, estudar também é importante. E a aula de artesanato faz parte da grade curricular das meninas.
Também fomos chamados para o time de futebol indígena. Depois de muita correria, a decisão vai para os pênaltis.
O Câmera Record vai ao ar às 23h15, logo após o capítulo de "Chamas da Vida".
Imagem: Rede Record / Fonte: Rede Record