''Luma Costa'' vive personagem sedutora e maliciosa em Poder Paralelo

O jeito de menininha de Luma Costa ficou para trás. A atriz, que estreou na Record como a protagonista de Luz do Sol, em 2007, na pele bronzeada da sofrida surfista Drica, abandonou até o visual mais inocente dos cabelos alourados.
Agora prefere assumir um ar mais fatal como a morena Bebel em Poder Paralelo. Na carona de fazer sua primeira personagem adulta e explicitamente sedutora na trama de Lauro César Muniz, a atriz resolveu "crescer". E passar a ter um comportamento de mulherão, como mesma diz.
.
Além de ter emagrecido 5 kg para encarnar uma menina que tem como hobby seduzir uma legião de homens mais velhos, a atriz tingiu os cabelos de preto para compor a riquinha que trabalha como promoter do fictício e badalado Hotel Diana.
.
"Construí a Bebel simultaneamente a uma mudança pessoal minha. Resolvi deixar de me comportar como adolescente. Afinal, faço uma mulher que quer todos os homens. Ela joga a isca para todos, é egoísta, só pensa em seduzir", diverte-se, apertando os rasgados olhos azuis.
.
Além da mudança física, com a silhueta mais enxuta e os figurinos mais justos e generosamente decotados da personagem, a carioca de 20 anos se dedicou a assistir a filmes que tratam da relação entre mulheres bem jovens com homens maduros.
.
Apesar de não ter lido o clássico romance Lolita, de Vladimir Nabokov, Luma assistiu ao longa homônimo, adaptado do livro de Nabokov em 1962 e dirigido por Stanley Kubrick.
"Peguei algumas referências, mas acho que ela tem mais a ver mesmo é com a Anita, de Presença de Anita", compara, se referindo à lasciva protagonista da minissérie de Manoel Carlos.
.
Coincidentemente, sua estréia na TV, em Começar de Novo, em 2004, foi com uma personagem na Globo que se chamava Márcia Anita. "Sempre vivi menininhas, personagens que eram mais novas que eu. Esse cabelo e a maquiagem pesada me envelhecem. Agora vou virar o jogo", avisa, conferindo o farto decote do vestido.
.
Na trama dirigida por Ignácio Coqueiro, Bebel chega a ter um caráter duvidoso. Tanto que seduz até o namorado da melhor amiga, Luísa, de Fernanda Nobre. Mas grande parte de seu charme é arremessado mesmo sobre o empresário Bruno Villar, de Marcelo Serrado, que é casado e ainda tem uma amante há anos. Com ele, a promoter vive um tórrido romance no início da trama.
"Ela não tem problemas em roubar o namorado da amiga. É safada mesmo", anima-se.
.
Mas o que tem elevado o ânimo da atriz é trabalhar pela primeira vez com Lauro César Muniz. Luma afirma que desde a infância acompanha as tramas do autor e que torcia para viver uma personagem criada por ele. "Ando para cima e para baixo lendo o roteiro, mesmo das cenas que não são minhas. Brinco que o roteiro é meu livro de cabeceira", exagera.
.
Para se aperfeiçoar ainda mais na carreira, a atriz avisa que não deixa a peteca cair e costuma fazer diversos cursos e workshops de interpretação. O próximo já tem data para começar.
No final deste mês, Luma vai se dedicar a um workshop seguido de um intensivão de interpretação com professores do renomado Actor's Studio, curso sediado em Nova Iorque e que teve como alunos Al Pacino, Marlon Brando, Gene Hackman e Robert De Niro, entre outros. "Estou com contrato com a Record até 2011 e tenho de correr atrás, preciso me aperfeiçoar", ressalta.
.
Em paz com o espelho
Comilona desde a infância, Luma Costa assume ter sofrido para afinar o rosto e deixar no passado suas fartas bochechas que lhe conferiam um ar ainda mais juvenil. Assim que terminaram as gravações de Luz do Sol, na Record, em 2007, a atriz mudou drasticamente sua alimentação.
.
"Só comia besteiras, comidas do Mc Donald's, muita fritura, mas tinha a sorte de não gostar de chocolate. Agora aprendi a gostar de saladas, que odiava. Dizia que comida verde, nem azeitona!", brinca, às gargalhadas.
.
Mas não adiantava fazer uma recauchutagem na geladeira, perder alguns quilos e correr o risco de ganhar alguma flacidez de brinde. Luma praticamente teve de se internar na academia no período crucial da dieta.
.
Atualmente, faz aulas de spinning duas vezes por semana e musculação de segunda a quinta. "Sempre fui muito criançona, tinha de me cuidar e valorizar. Isso vai influenciar na minha carreira", acredita.
.
Instantâneas
# Luma estreou na TV em 2001, na pele da doce Ermelinda, em Um Anjo Caiu do Céu, na Globo.
# A atriz teve uma passagem pela Band em 2006, quando viveu a Luana em Floribella.
# Nos intervalos entre uma novela e outra, Luma costuma voltar às aulas de Jornalismo na UniverCidade, no Rio. Ela trancou o curso no quarto período. "Sempre que tenho uma folguinha, vou e faço mais um semestre", explica.
# Em 2002, Luma participou da novela O Beijo do Vampiro, na Globo. Interpretou a agitada Letícia na trama de Antônio Calmon.
.
Imagem: Rede Record / Fonte: TERRA